Se você acha que ganhar dinheiro com vídeos na internet significa ter um canal famoso no YouTube, hoje você vai descobrir outras maneiras interessantes que podem lhe gerar renda. Acompanhe!
Você já assistiu a algum vídeo hoje? É bem provável que sim, afinal de contas, aproximadamente ⅓ de toda interação online envolve contato com vídeos.
Esse é um dado interessante, principalmente para você que deseja trabalhar com internet.
De acordo com a mesma pesquisa, realizada pela Hubspot, 90% dos usuários desse tipo de mídia, afirmam que os vídeos têm um importante papel na decisão de compra.
Vídeos conectam, engajam e exprimem um tom de fala que muitas vezes o texto não permite.
Levando tudo isso em consideração, podemos concluir que esse é um ótimo formato para trabalhar online e é sobre isso que falaremos hoje:
Como ganhar dinheiro com vídeos na internet, além do YouTube.
Então, continue lendo e conheça outras oportunidades!
YouTube
O YouTube subiu à cabeça de muita gente, quando vários YouTubers se tornaram grandes influenciadores e começaram a ganhar fortunas.
Apesar de ser uma profissão muito interessante, existe um trabalho árduo por trás de todo o glamour que assistimos.
Para ganhar dinheiro com vídeos através do YouTube, você deve atingir muitos seguidores e ter um conteúdo suficientemente relevante para despertar o interesse de alguma audiência. E acredite, existe assunto para todos os gostos.
Ao criar um canal, você pode monetizar seus vídeos e gerar receita através de anúncios – aqueles mesmos que aparecem no início ou decorrer do vídeo.
Para isso, você deve clicar no ícone no canto superior direito da tela inicial do seu canal e selecionar o menu “Estúdio de criação”.
Vá até o menu “Canal” à esquerda e selecione “Status e recursos”. Agora ative o menu de monetização.
Depois de aceitar os termos do YouTube, você terá que configurar uma conta no Google Adsense, que é o canal do Google que gerencia a receita gerada através de anúncios.
Para configurar sua conta e vinculá-la ao Youtube, acesse estas instruções.
Agora basta escolher quais vídeos serão monetizados em seu Gerenciador de Vídeos.
Além da receita gerada através de Adsense no Youtube, um canal que tenha muita visibilidade pode atrair outras marcas que desejam promover seus produtos para aquela audiência específica.
Nesse caso, o Youtuber recebe pela divulgação daquela marca e os ganhos variam de acordo com o tamanho e engajamento do canal.
Ainda falando de YouTube, é possível utilizar esse canal para divulgar produtos, caso você seja um afiliado. Nós vamos falar mais disso ainda neste texto.
O importante é lembrar que uma estratégia no YouTube requer tempo, dedicação e consistência. As pessoas que fizeram fama do dia para a noite são exceção, e não regra. Antes de chegar aos 1 milhão de seguidores, é preciso alcançar 100, 1.000, 10.000… Então, se você pretende explorar essa mídia, planeje-se para uma estratégia de médio/longo prazo.
Você já ouviu falar no termo Instagrammer? São os influenciadores do Instagram que vem fazendo muito sucesso nessa rede.
O Instagram deixou de ser um canal exclusivo para postar fotos de viagens, corpos malhados e comidas gostosas, e passou a ser um espaço interessante para fazer negócios.
Tutoriais de maquiagem, vídeos de exercícios físicos, acompanhamento materno, vídeos de comédia e diversos tipos de conteúdo estão fazendo sucesso por oferecerem um material curto, simples e de rápido consumo.
O usuário que tem muitos seguidores, recebe um valor das marcas para divulgar os produtos, e pode até conseguir patrocínio de empresas relacionadas ao nicho com o qual trabalha.
Além do dos posts tradicionais, vale a pena utilizar a funcionalidade do Instagram stories para manter um contato ainda mais próximo com seus seguidores.
No caso do Instagram, basta ter uma conta comum e começar a postar.
Utilize hashtags, explore parcerias com outros Instagrammers, utilize posts patrocinados para promover seu perfil e aproveite outras redes sociais para aumentar seus meios de divulgação e conquistar mais seguidores.
Cursos online
Se você acha que ganhar dinheiro com vídeos é coisa de YouTube, vamos dar um passo além.
Uma das melhores maneiras de rentabilizar na internet é através de cursos online, que também são conhecidos como produtos digitais.
Se você tem algum talento ou é especialista em algum assunto que possa ser interessante para outras pessoas, pode produzir materiais valiosos e vender seus cursos online.
E esse é o momento ideal para ensinar algum conteúdo interessante através da internet, uma vez que muitas pessoas têm recorrido ao ensino à distância (EAD) para aprender algo, por um preço justo. Só em 2015, o mercado de cursos online faturou 107 bilhões de dólares.
Uma das vantagens dos cursos online é que seus vídeos ficarão hospedados em um plafatorma, como a Hotmart, que automatizará todo o processo de pagamentos e entrega para você. Dessa forma é possível focar na divulgação do seu curso.
Aqui na Hotmart, a gente te ensina todo o passo a passo desde a criação até as primeiras vendas do seu curso online. Para conhecer esse processo, basta clicar aqui.
Fique também com a história do Charles Lavesso e entenda como ele transformou seu talento, em um negócio:
Estratégias de vídeos para afiliados
Se você trabalha ou busca trabalhar como afiliado, poderá escolher entre duas abordagens de divulgação, sendo um afiliado autoridade ou afiliado árbitro.
Resumidamente, o árbitro é aquele que foca seus esforços para obter resultados em curto prazo e, por isso, se especializa em campanhas de anúncios pagos.
Já o afiliado autoridade se dedica na construção de audiência para um nicho específico. Dessa forma, ele conquista visibilidade e força naquele segmento, e poderá divulgar produtos para uma base engajada.
Hoje vamos focar na segunda categoria e falar como esse tipo de afiliado pode utilizar vídeos para divulgar produtos de terceiros.
Pensando que sua base de seguidores deseja consumir conteúdo sobre o seu assunto, você pode explorar esse universo e se envolver com sua audiência através de:
- Reviews dos produtos ou cursos que você promove;
- Dicas da semana;
- Vlog periódico;
- Dicas pontuais através do stories do Instagram ou Snapchat;
Quanto mais contato você estabelecer com seus seguidores, maior a chance de efetuar vendas para aquele público.
Lembre-se sempre de indicar seu link de afiliado no vídeo ou na descrição da postagem quando for promovê-lo.
Vídeos virais
Os vídeos que viralizam pela internet são grandes chaves para uma estratégia digital de sucesso, pois além de gerar marketing espontâneo e fortalecer o branding de uma marca, podem reverberar por muito tempo e gerar novas oportunidades de negócio.
Mas o fato é que ninguém acorda em uma manhã de sol e decide: “Vou criar um vídeo viral”. A assimilação e reação das pessoas serão sempre imprevisíveis.
Existem, porém, alguns fatores que podem contribuir para o sucesso de algum material.
Recentemente, o Quicksprout analisou o vídeo da startup DollarShaveClub.com, que foi (e ainda é) um dos grandes clássicos de marketing digital.
Nessa análise concluiu-se que:
Um bom storytelling importa: considere associar seu produto a uma história que chame atenção, gere empatia e conquiste a confiança de sua audiência. Histórias, em geral, causam mais identificação do que informações soltas.
Conhecer a sua audiência é primordial: ao elaborar um conteúdo, você deve saber exatamente com quem está falando. Esse princípio garantirá que você tenha uma abordagem íntima com sua audiência e que, por outro lado, ela reconheça a sua autoridade naquele assunto. .
É preciso manter o foco na proposta: por mais que você faça um vídeo engraçado, que desperte emoções, é preciso manter uma conexão do público com o valor do seu produto. É possível fazê-lo criando associações dos benefícios do produto com sua real usabilidadede uma forma mais descontraída ou irônica.
Quanto mais fácil de compartilhar, melhor: essa é umas das grandes vantagens dos vídeos – eles são facilmente compartilháveis. Seja pela maneira como envolvem e causam emoções, seja pelos canais em que foram publicados. Nesse caso, aproveite as redes sociais para divulgar seus vídeos.
Deve-se alinhar cada segundo de sua estratégia: isso significa que as palavras que você dirá importam, bem como o cenário e a trilha. Pode parecer complexo, mas se você conhece sua audiência muito bem, esse aspecto será mais natural para você.
Pensando nisso, você pode pensar em produzir vídeos que contemplam esses detalhes e fazer uma boa divulgação na internet.
Dicas gerais para produção de vídeos
Cada rede de divulgação demandará um tipo de produção diferente. O Instagram e até mesmo o YouTube, em alguns casos, podem conter vídeos com menor produção, principalmente se o objetivo for se aproximar do público de maneira mais informal.
Um celular com uma boa câmera e a luz natural já conseguem exercer um bom papel na hora da gravação. Em caso de ambientes fechados, utilize iluminação artificial.
Já outros formatos, como cursos online em formato de videoaulas, precisam ser mais apresentáveis para que os alunos tenham total compreensão do conteúdo.
Independente do tipo de vídeo que irá produzir, você precisa ficar muito atento ao áudio, que deve ser sempre claro e livre de ruídos. Se preciso, utilize um microfone mais potente para captar o áudio.
Faça exercícios vocais antes de gravar suas aulas e trabalhe sua desenvoltura frente às câmeras.
Concluindo
O universo do empreendedorismo digital é muito amplo e continuará crescendo à medida que novas demandas forem surgindo.
A dica é ter muita atenção à todas as possibilidades e aproveitar as oportunidades que surgem.
Estude o mercado de vídeos, entenda como outros empreendedores lidam com essa proposta e explore seu lado criativo. Se esse post foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais, pois ele também pode ajudar outras pessoas!
Aproveite para ler nosso post completo com dicas técnicas sobre como fazer um bom vídeo.